Você é vendedor e não sabia.

Olá! Você precisa saber sobre vendas?

Não? Pense novamente!

Estamos vendendo o tempo todo: ideias, opiniões, conceitos, nosso CV! Não são só pessoas das áreas comerciais das empresas que estão em vendas!

Todos nós estamos em vendas! Desde uma negociação para decidir qual restaurante sair para jantar, até vender uma ideia para seu chefe. Saber vender é fundamental na nossa vida pessoal e profissional!

Quanto mais você souber sobre vendas, mais tempo você vai economizar! Quanto mais estruturado for seu processo de vendas, mais eficiente você vai ser como pessoa e como profissional.

Hoje trazemos um modelo muito simples e fácil de entender e utilizar para processos rápidos de vendas (e também para entender a metodologia tradicional de vendas).Ainda que não se aplique para todas as situações, é uma forma muito simples de levar a uma pessoa a comprar “algo” (produto, serviço, ideia, opinião, percepção).

O método se chama A.I.D.A.S, pois é um acrônimo.

A: Atenção – antes de mais nada você precisa chamar a atenção de alguém para o que você está “vendendo”;

I: Interesse – uma vez que você tem a atenção de alguém, você precisa criar interesse o mais rápido quanto possível;

D: Desejo – uma vez que despertou o interesse, você leva a pessoa ao desejo de comprar sua ideia, produto ou serviço;

A: Ação – uma vez que já tem a atenção, interesse e desejo, você leva a pessoa a entrar em ação (pedir a venda, pegar uma proposta comercial, entrar com seu email, preencher um formulário, etc); e finalmente,

S: Satisfação – garanta a satisfação do seu cliente no pós-venda do produto, serviço ou ideia, pra que ele continue voltando por mais!

É isso aí, boas vendas e boas “vendas”. Abraço e ótima semana!

Um abraço e até a próxima.

___________

Carlos Hoyos é Coach Executivo e Empresarial, especialista em Networking Profissional. Ajuda empresários e líderes a levarem suas empresas, suas carreiras e seus negócios a novos patamares de sucesso e realização. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil.

Deixe um comentário