Como Ser 40% Mais Produtivo

Talvez você não goste de ler o que vou escrever aqui. Mas é para seu bem.

É algo tão simples e trivial que algumas pessoas se surpreendem com a verdade do quanto uma simples mudança comportamental pode realmente impactar a produtividade.

Comece uma atividade e vá até o final.

O quê??? É só isso???

Sim, só isso. Vamos falar de um jeito diferente:

Não Seja Multitarefa

Comece uma coisa, comece uma atividade, mantenha uma responsabilidade, uma função e vá até o final. Não se distraia.

Vá do começo ao fim.

Sem se permitir interromper. Sem você mesmo se interromper!

Você já ouviu falar daquelas pessoas que se gabam de ser multitarefas. Certo? E talvez você seja uma delas…

Multitarefa não aumenta sua produtividade: é uma mentira. Uma enganação. Só computadores conseguem ser verdadeiramente multitarefa e produtivos ao mesmo tempo.

Seres humanos orgânicos e analógicos como você e eu não ganhamos produtividade quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo: nós perdemos produtividade.

Na verdade, ninguém consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, que diria três ou quatro.

Por quê?

Porque cada vez que você muda sua atenção de uma janela para outra no computador, cada vez que alguém interrompe você, cada vez que você interrompe aquilo que você estava fazendo para dar aquela olhadinha “rápida” no celular, você tem que mudar o contexto mental e mudar o foco.

Este processo consome muita energia e muito tempo! Se você trabalham em duas ou três coisas simultaneamente além de demorar muito mais tempo do que se você fizesse as atividades de forma sequencial, vai acabar muito mais cansado por causa do esforço adicional de mudança de foco e contexto.

Assim, a melhor coisa que você pode fazer para aumentar a sua produtividade é pegar uma coisa para fazer e ir até o final. Simples assim.

E há muitas formas diferentes de você fazer isso.

Alguns ganhos rápidos para você:

  • fechar outras janelas no seu computador
  • manter apenas uma única aplicação no seu celular
  • desligar notificações no celular e no desktop
  • isolar-se para não ser interrompido

De forma geral o que você precisa fazer é ir do começo até o fim independentemente das múltiplas demandas que estão por aí!

Exige foco, disciplinar, exige querer pagar o preço da produtividade.

Estudos indicam que essa oscilação (a infame multitarefa) pode tomar até 40% de produtividade. (https://www.apa.org/research/action/multitask)

Na minha experiência de multitarefa é bem mais do que isso. Sabe por quê? Porque quando você tem uma interrupção, se você está com muito foco, ou muito direcionamento, até você recuperar aquela situação, você pode se sentir incomodado, se sentir negativamente impactado, e o que vai acontecer?

Você vai levar um tempo considerável para pegar o fio da meada, se recompor da frustração E às vezes você simplesmente “perde o bonde”! Talvez naquele momento você tenha que jogar tudo fora e voltar do começo, do zero.

Adica é simples: comece algo e vá até o fim.

Se tiver que fazer interrupções por conta das demandas REAIS da vida, respire fundo, lide com isso e retome a sua atividade, sem se delongar demais, sem se apegar a emails, mensagens e demandas imaginárias da sua cabeça.

Vá do começo ao fim.

* Carlos Hoyos, é o host do podcast PLANETA e do canal do YouTube “Liderança com Propósito”. Carlos é empresário e empreendedor, Coach Executivo & Empresarial, especializado em alta performance para líderes, facilitador de treinamentos de alta performance, mentor de coaches, empreendedores e consultor empresarial. Pai da Clara e do Benjamin, esposo da Camila, é apaixonado por desenvolver líderes, executivos, empresários e empreendedores para que possam atingir seu potencial maior em suas vidas, famílias, equipes e empresas.

Deixe um comentário

Rolar para cima