10 Insights de 415 dias de 5Ps

Foram 415 dias. E contando!

Não é um diário no estilo “Meu querido diário”…

Esta é uma prática estruturada, desenvolvida intencionalmente para trazer o máximo de clareza, resultados, foco, produtividade e conexão com o que é realmente importante na sua vida.

Eu chamo de diário 5Ps.

Por que 5Ps? Vai ficar claro. São 5 perguntas ou tópicos.

Diário 5Ps: propósito, prioridades, projetos, pessoas, próximos passos

1P: Propósito:

Qual é meu propósito? Por que estou aqui? O que me faz levantar da cama todos os dias com fogo no coração, brilho nos olhos e energia inabalável? Qual é meu ikigai? Meu grande porquê? Qual minha missão? Como quero ser lembrado? O que vou deixar aqui como história? Qual será meu legado?

2P: Prioridades

Quais são as prioridades da minha vida? 360 graus na ponta do lápis. O que realmente conta na vida? O que realmente é importa?

Quando faço estas perguntas a líderes de alto impacto, a maioria deles tem na ponta da língua as 3 prioridades da empresa.

E aí eu pergunto: e na sua vida?

Muitos travam.

Alguns trazem as respostas “prontas”: família, trabalho, saúde. E quando pergunto: e quanto tempo e energia você investe na semana na sua prioridade 1, 2 e 3?

Aí o bicho pega.

3P: Projetos

Quais os projetos que quero dar foco neste dia? O que quero ter como resultados? O que quero avançar? O que vai fazer este dia valer a pena?

A maioria dos executivos e empresários com os quais trabalho só consegue pensar em projetos de trabalho. Não tem projetos na vida pessoal. Eu pergunto: e o que você faz no final de semana? Não tem projetos na gaveta? Olhares para baixo em profunda reflexão.

4P: Pessoas

Quais as pessoas que são importantes para mim? Quais as pessoas que vão me apoiar com meus projetos, prioridades e meu propósito? Quem eu amo? Quem eu quero ajudar? Com quem eu quero me conectar? Com que pessoas quero conviver mais? Com quem quero estar mais perto? Quem pode me ajudar a viver meu propósito, alavancar meus projetos, honrar minhas prioridades?

Ninguém faz nada sozinho. Precisamos de pessoas para nos completar, para que possamos servir, para nos apoiar, para nos conectar, para multiplicar nosso impacto no mundo.

Se você não para para considerar as pessoas importantes na sua vida, todos os dias, você está se desconectando, lentamente, do que é mais importante.

5P: Próximos passos

O que vou fazer hoje que me conecta com essas pessoas? O que vou fazer hoje para avançar meus projetos? Como vou honrar minhas prioridades? O que vai me permitir viver meu propósito, hoje?

Assustadoramente, muita gente boa não defini atividades e resultados para se atingir a cada semana, a cada dia. As que definem, não priorizam. Simplesmente fazem uma lista de “to-dos” e vão fazendo.

Se não há uma correlação de atividades (próximos passos) com o que é realmente importante (propósito, prioridades, projetos, pessoas) o cidadão confundiu ser produtivo com estar ocupado.

Reflexão

Se você é honesto com você mesmo(a), é impossível se fazer estas perguntas todos os dias, respondendo a mão, por mais de 400 dias ininterruptos e não ter uma transformação incrível.

Compartilho com você abaixo a minha transformação.

1- Ou você vive seu propósito ou você muda seu propósito

Não tem jeito. Quando você escreve todo-santo-dia, seu propósito vai aparece, e vai incomodar você todos os dias. Ou você muda sua vida para honrar seu propósito, ou você vai ter que ajustar a sua vida. No meu caso, as duas coisas aconteceram. Meu propósito tem se aprofundado, sofisticado, aperfeiçoado. E minha vida está acompanhando este processo.

Se você não sabe qual é seu propósito, recomendo você encontrar algo que:

  1. Você ama fazer
  2. Você sabe fazer muito bem
  3. O mundo precisa
  4. Você pode ser remunerado por isso
  5. Você vai ter que estudar o resto da vida para isso

Algumas pessoas dizem que “não sabem qual é o propósito”. Eu acredito que propósito nos encontra e nós encontramos nosso propósito. Mas tem que ser sua prioridade. Se não for, você vai ficar dando desculpas e viver uma vida morna, pela metade.

2- Prioridades de verdade X Prioridades de vontade

Tapa na cara aqui: muita gente diz ter prioridades mas não as vive. São vontades, não são prioridades de verdade. Eu tomei consciência de que algumas das minhas prioridades eram “de vontade”, não de verdade.

3- O Poder do Hábito

Com dois livros escritos com o título, e dezenas sobre o tema, é óbvio e ululante que hábitos tem poder.

Mas uma coisa é entender intelectualmente, a outra é entender visceralmente.

O hábito transforma. O hábito arrasta. O hábito carrega. O hábito cria vida por si. O hábito ganha força única. O hábito ganha vida.

4- Hábitos de Alavanca

Há hábitos e hábitos. Há hábitos bons, e outros não tão bons.

Há hábitos que tem benefício em si. Há hábitos que são multiplicadores.

O diário 5P é um hábito multiplicado, ou seja, um hábito que cria hábitos.

5- O Poder da Reflexão

Uma vida não refletida não vale a pena ser vivida – assim diz o filósofo. Minutos diários de reflexão fazem toda a diferença entre uma vida sem sentido e uma vida com propósito.

A reflexão necessário para o diário de 5Ps me permitiu me aprofundar muito no meu autoconhecimento, nos meus gostos, nas minhas preferências, nos meus valores.

5- O Poder do Registro Físico

Os formatos de registros e textos digitais tem incríveis vantagens: velocidade de pesquisa, indexação, categorização, replicação, redundância, compartilhamento, etc.

Mas a sinestesia, o cheiro do papel, o volume de pilhas e pilhas de cadernos, a velocidade de misturar textos, formas e rabiscos, a conexão mão, caneta, papel, a lembrança espacial e posicional ainda não podem ser reproduzidas no formato virtual.

Sabe que ela anotação que você fez no canto da página, mais ou menos no meio do caderno, em caneta vermelha, com um quadrado incompleto em preto?

Então, é disso que estou falando.

7- Simples, Rápido e Efetivo

Com as demandas de hoje precisamos de algo que seja simples, rápido e efetivo. 5Ps é estruturado. Deu estrutura para meu planejamento e replanejamento diário.

Sem firulas. Sem enrolação. Sem direito a passar a limpo. Sem corretor ortográfico.

Simples. Rápido. Efetivo.

Produtividade é assim.

8- Loop Completo

Ao final do dia, você consegue ver no seu diário 5Ps se você viveu seu propósito, honrou suas prioridades, avançou com seus projetos, favoreceu as pessoas importantes e cumpriu o que se propôs.

Eu me surpreendi com a sistemática analógica e efetiva de fazer isso todo-santo-dia.

9- Você muda rápido

Se você quer ter uma vida intensa, plena e abundante, você precisa se acostumar a mudar. A vida é mudança. O que é estático ou já morreu ou foi talhado como estátua.

Quando você tem a oportunidade de refletir, planejar, registrar e revisar todos os dias, você percebe o ritmo de mudança. Na verdade, você acelera seu ritmo de mudanças, com muito menos esforço e energia.

Você simplesmente não planeja procrastinação, preguiça e falta de foco. Você criou um antídoto contra isso.

10- Rápido X Devagar: equilíbrio, dedicação e resultado

Eu tenho inúmeras limitações. Caligrafia é uma delas.

O que fica muito evidente olhando as centenas de páginas do meu diário é quando fiz o exercício em equilíbrio e dedicação, e quando simplesmente estava “batendo o cartão”.

A caligrafia foi um sintoma. Mas a prova inquestionável foi o resultado.

Mais foco, mais atenção, melhor caligrafia, mais resultados.

Garranchos: pressa, correria, menos resultados.

Conclusão

415 dias levam 415 dias para passar. O fato é, independentemente de como você escolhe viver sua vida, os próximos 415 dias irão passar. Que tal passar com mais plenitude, produtividade, realização e qualidade de vida?

Convido você a fazer o desafio e experimentar por si mesmo(a) a sua própria transformação.

PS. Quando vou parar?

Não sei. Minha próxima meta são 5 mil Ps.

Quer saber mais sobre alta performance?

Alta performance não acontece por acaso. Alta performance é construída intencionalmente.

Quer saber mais sobre alta performance? Conheça nossos programas presenciais de alta performance pessoal, executiva e empresarial aqui: http://CarlosHoyos.com.br

E saiba como você pode transformar sua produtividade e qualidade de vida nos nossos programas online e in-company Mestres do Tempo: http://MestresDoTempo.com

Um abraço e que você tenha uma vida extraordinária!

Carlos Hoyos

___________

Carlos Hoyos é empresário, especialista em elevação de performance executiva e empresarial. Ajuda empresários e influenciadores a desenvolverem suas empresas, negócios e carreiras. Já liderou equipes e projetos multidisciplinares, multi-sites e multi-culturais na IBM Estados Unidos e Motorola Brasil. É sócio fundado do Instituto Thomazelli Hoyos

 

Deixe um comentário

Rolar para cima